Loader Image
Curso G9 adota plataforma virtual para manter aulas aos alunos
28 de março de 2020

Trata-se da Geekie One, que integra conteúdo didático à tecnologia com intencionalidade pedagógica, possibilitando um contato virtual entre professores e alunos.

O Curso G9, preocupado em minimizar possíveis perdas pedagógicas com a quarentena determinada pelos órgãos oficiais do País, a partir desta segunda-feira, 30 de março, toma as seguintes providências nos diferentes segmentos:

 

ENSINO FUNDAMENTAL II, ENSINO MÉDIO E PRÉ-VESTIBULAR

Adota mais uma plataforma tecnológica. Trata-se da Geekie One, que integra conteúdo didático à tecnologia com intencionalidade pedagógica, possibilitando um contato virtual entre professores e alunos. Os recursos dessa parceria darão suporte aos materiais pedagógicos, que já são parte da rotina dos dois segmentos.

 

Na Geekie One, os alunos terão a oportunidade de continuar o processo de aprendizagem em um espaço virtual, com dinamismo, interação com os professores do Curso G9 em tempo real, metodologia adequada ao ensino nesse ambiente, flexibilidade, interface amigável, possibilidade de acompanhamento dos pais e da escola junto aos estudos, produções e resultados dos estudantes, mais dados para tomada de decisão pedagógica e a possibilidade de manter o estudante no centro da ação didática, favorecendo a aprendizagem de cada um.

 

“Estávamos trabalhando essa parceria com a Geekie One há um ano, mas tivemos que agilizar o processo em decorrência da suspensão das aulas. Nesse aspecto, estamos tranquilos porque já conhecíamos a ferramenta”, disse o diretor de Planejamento do Curso G9, Giovanni Henrique Faria Floriano. De acordo com o diretor, os professores e toda equipe do colégio foram capacitados na última semana. Também terão o suporte técnico necessário da empresa parceira nesse momento de adaptação.

 

“Essa dinâmica, certamente, potencializará os estudos em casa e os avanços na formação integral de cada estudante. Tais fatores serão determinantes para um produtivo retorno às aulas presenciais, minimizando possíveis perdas pedagógicas”, explicou a diretora Pedagógica do Curso G9, professora Maria Aparecida Fernandes. “Gostaríamos de ressaltar que o acréscimo dessa plataforma é seguro, pois as atividades são planejadas, pedagogicamente bem estruturadas e executadas com a participação dos professores do Curso G9”, completou.

 

“Todos nós estamos aprendendo com a nova ferramenta, mas acreditamos que isso não será problema para os nossos alunos, já acostumados ao uso de plataformas digitais”, disse a coordenadora do Ensino Fundamental II, Estela Maria de Oliveira. Para a coordenadora do Ensino Médio e Pré-vestibular, Marcia Gil de Souza, as aulas virtuais e atividades estão sendo planejadas para que os alunos mantenham o foco e a disciplina nos estudos. “É fundamental manter a rotina de estudos nesse momento; por isso, a equipe estará em constante aperfeiçoamento para oferecer o melhor para cada turma”, disse Marcia Gil.

 

Nos dois segmentos, haverá aulas virtuais e encontros por videoconferência, que reunirão professores e alunos em horários pré-agendados. A Geekie One permite ainda aos docentes inserir outros conteúdos, como vídeos, apresentações e textos.

 

Todas as mudanças foram comunicadas às famílias por meio de cartas e videoconferências, realizadas nos dias 26 e 27 de março. Os encontros foram conduzidos pelos diretores Maria Aparecida Fernandes, Giovanni Henrique Faria Floriano e Hilson Háliz Perlingeiro; a assessora da diretoria, Alba Valéria Rennó; as coordenadoras pedagógicas do Fundamental II, Ensino Médio e Pré-vestibular; e um dos sócios da Geekie One, Eduardo Bontempo. Os pais também receberam toda a programação para a primeira semana de aulas virtuais.

 

EDUCAÇÃO INFANTIL

“No nosso segmento, enviamos, por meio de aplicativos de mensagens, sugestões de leituras, jogos, brincadeiras e entretenimentos pedagógicos para que as crianças realizem em casa, durante o período de suspensão das aulas”, disse a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Jéssica Antunes Dias.

 

Além disso, a partir desta segunda-feira, 30 de março, o segmento também irá utilizar o recurso tecnológico que possibilitará às crianças assistirem a aulas gravadas e também online. “Haverá encontro virtual com as crianças para que não percam o vínculo com os professores e com os colegas de turma, além de continuarem o processo de ensino e aprendizagem nesse período de quarentena”, completou.

 

ENSINO FUNDAMENTAL I

A coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, Nilcéia Julliana Ribeiro de Carvalho Pereira, disse que está potencializando o uso dos recursos tecnológicos já disponíveis ao segmento, como a plataforma Moderna Compartilha, bem como irá adotar novas ferramentas a partir desta segunda-feira, 30 de março – uma delas é o Hangout Meet, da empresa Google, que permite a realização de videoconferência. É nesse espaço virtual que serão realizadas as aulas com os alunos.

 

“Toda equipe está empenhada e se esforçando para elaborar e realizar atividades as mais interativas possíveis. Isso para despertar o interesse de nossos alunos durante esse período atípico em que estamos vivendo”, ressaltou a coordenadora.

 

Na plataforma da Moderna, já foram compartilhados vídeos para incentivar os alunos a terem disciplina para o cumprimento de horários e das atividades online e aulas virtuais, que complementam o que é estudado nos livros.

 

O contato com as famílias está sendo realizado por aplicativo de mensagens, por telefone e por e-mail.

 




+ Ver Mais
13 de março de 2024

Alunos do 6º aprendem Arte Rupestre...

... + Ver Mais
13 de março de 2024
Alunos do 6º aprendem Arte Rupestre em atividade prática em sala de aula
+ Ver Mais
08 de março de 2024

Alunos do 2º ano do Ensino Médio...

... + Ver Mais
08 de março de 2024
Alunos do 2º ano do Ensino Médio experimentam construção de termômetro em aula de Física
+ Ver Mais
05 de março de 2024

Equipe do Curso G9 vence Desafio...

... + Ver Mais
05 de março de 2024
Equipe do Curso G9 vence Desafio de Futsal Intercolegial
+ Ver Mais
29 de fevereiro de 2024

Alunos participam de sensibilização...

... + Ver Mais
29 de fevereiro de 2024
Alunos participam de sensibilização sobre a Feira do Conhecimento 2024
TOPO