Loader Image
Secretária conversa com GnORANGE sobre doenças transmitidas pela água
14 de setembro de 2022

A secretaria-adjunta de saúde de Itajubá, Mariana de Melo Porto e Sales, foi a convidada da GnORANGE, equipe de robótica do Curso G9, para falar sobre doenças transmitidas pela água e os seus respectivos agentes patogênicos. O encontro aconteceu em 12 de setembro, no Laboratório de Química.

 

A equipe está em preparação para a fase regional do Torneio Brasil de Robótica (TBR), que acontecerá em Boa Esperança/MG. A GnORANGE, Da categoria Middle 2, deverá apresentar um trabalho de pesquisa que contribua para a eliminação de doenças transmitidas pela água.

 

A pesquisa deve estar alicerçada nos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que elegeu o ano de 2022 como o ano das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável.

 

Durante o encontro, Mariana de Melo apresentou dados analíticos e numéricos dos casos ocorridos no município por esse tipo de contaminação, e as normas de fiscalização de uso da água no município. Ela é formada pela Escola de Enfermagem Wenceslau Braz (EEWB), especialista em Saúde da Família, Ginecologia e Obstetrícia e Humanização e Cuidados Paliativos.

 

Após a palestra, a equipe apresentou à secretaria-adjunta Seu projeto de pesquisa, o problema encontrado e a sua solução, momento que foram discutidas sua viabilidade e formas de sua implementação no município, através de pilotos em instituições sociais.

 

A GnORANGE é formada pelos alunos: Carlos H. C. R. Schmitz, Daniel F. Olímpio, Henrique Ribas Vieira Esper, Ian Alves Gontijo de Paula, Isabella de Oliveira Nunes Campos, Pedro M. Zambrana Enomoto, Priscilla Gabriely de Oliveira, Rafael Scianni M. Lima,  Valentina B. Marcellini.



+ Ver Mais
13 de março de 2024

Alunos do 6º aprendem Arte Rupestre...

... + Ver Mais
13 de março de 2024
Alunos do 6º aprendem Arte Rupestre em atividade prática em sala de aula
+ Ver Mais
08 de março de 2024

Alunos do 2º ano do Ensino Médio...

... + Ver Mais
08 de março de 2024
Alunos do 2º ano do Ensino Médio experimentam construção de termômetro em aula de Física
+ Ver Mais
05 de março de 2024

Equipe do Curso G9 vence Desafio...

... + Ver Mais
05 de março de 2024
Equipe do Curso G9 vence Desafio de Futsal Intercolegial
+ Ver Mais
29 de fevereiro de 2024

Alunos participam de sensibilização...

... + Ver Mais
29 de fevereiro de 2024
Alunos participam de sensibilização sobre a Feira do Conhecimento 2024
TOPO