19 de janeiro de 2026
Curso G9 abre inscrições para...
Sala cheia, aprendizagem de maneira descontraída e quebra de paradigmas marcaram o seminário sobre Mobilidade Urbana, promovido pelo Curso G9 aos alunos do 3º ano do Ensino Médio e Pré-vestibular. Três debatedores puderam expor suas opiniões e conhecimentos sobre o assunto: o diretor do Detranit (Departamento de Trânsito de Itajubá), Renato Moraes; o presidente da AENAI (Associação de Engenheiros e Arquitetos de Itajubá), Fredmarck Gonçalves Leão; e o coordenador do curso de Engenharia Civil da FEPI, Demarcus Werdine. A atividade, em 29 de maio, teve como mediador o professor de Sociologia e Filosofia, Petrus Ferreira Ricetto.
Durante o seminário, os alunos puderam ouvir dos convidados uma contextualização sobre o que consiste Mobilidade Urbana. Depois, medidas que possibilitam a redução do trafego de automóveis, como andar de bicicleta e combinar carona com amigos. De acordo com os palestrantes, são pequenas atitudes que transformam o trânsito em algo melhor para todos, motoristas e pedestres. Por fim, os alunos conheceram o projeto de reestruturação da malha urbana em Itajubá que, apesar de apresentar problemas, poderá melhorar o trânsito da cidade, nas palavras de Renato Moraes.
O seminário proporcionou aos alunos uma aprendizagem diferente da ministrada em sala de aula e que fará a diferença na hora do vestibular. Como disse o aluno Leonardo Maciel Costa do Pré-vestibular: “Os seminários que o Curso G9 proporciona são uma fonte de conhecimento, que nos ajudam a escrever melhor nossas redações”. “Foram muito boas as palestras. Para mim, a conclusão do Renato Moraes foi interessante, pois ele deixou claro que a culpa do trânsito ser ruim não é somente dos órgãos públicos, mas de toda a população. Para que esse problema se resolva, precisamos da união entre todos”, completou.
Os palestrantes também saíram muitos satisfeitos com o seminário. Nas palavras de Fredmarck Gonçalves Leão, “O Curso G9 está no caminho certo, pois só se vence os problemas estudando, e o que falta neste país é a educação”. E, como forma de incentivo, complementou: “Não deixem de estudar, pois isso faz parte da cidadania”. Renato Moraes ficou feliz em ser um dos debatedores do seminário. “Foi muito interessante essa conversa com o público jovem, pois é importante conscientizá-los, uma vez que serão eles os futuros gestores do país”.
Curso G9 abre inscrições para...
Show de Talentos: protagonismo...
Educação Infantil: “Colorindo...
Jornada escolar: celebrando memórias...