Loader Image
Equipes de robótica são campeãs nacionais do TBR 2022
14 de dezembro de 2022

A Gdroid foi campeã de Tecnologia e Engenharia da Categoria High e, a GnORANGE, campeã em Mérito Científico da Categoria Middle 2.

As equipes de robótica do Curso G9, GDroid e GnORANGE, foram campeãs nacionais do Torneio Brasil de Robótica (TBR), realizado nos dias 10 e 11 de dezembro, no Rio de Janeiro. A Gdroid foi campeã de Tecnologia e Engenharia da Categoria High e, a GnORANGE, campeã em Mérito Científico da Categoria Middle 2. As equipes têm como mentores os professores Mateus Francisco e Vicente Carlos Martins.

 

As equipes conquistaram vagas para a Fase Nacional do Torneio Brasil de Robótica (TBR) durante a etapa regional realizada, em Boa Esperança/MG. A GDroid foi a campeã da Categoria High, voltada aos alunos de 15 a 19 anos. A GnORANGE ficou em 3º lugar na Categoria Midle2, para alunos de 12 a 15 anos. O Curso G9 tem uma tradição de mais de uma década em conquistas nos principais torneios de robótica do país. Em 2021, por exemplo, as equipes brilharam na Fase Nacional do TBR: A Equipe GTEeN  conquistou o 3º lugar geral na Categoria Middle 2 e a Gdroid ficou em 1º lugar no quesito Organização e Método na Categoria High.

 

Durante o TBR, foram avaliados os seguintes quesitos: Mérito Científico; Tecnologia e Engenharia, que avalia as estratégias adotadas para o desafio prático (com um robô virtual) e a programação; e Organização e Método, que é a capacidade do trabalho em equipe.

 

DEDICAÇÃO

“Acredito que o resultado é fruto de muita dedicação da equipe ao longo do ano: foram horas de treinamentos, ajustes e adaptações. A conquista apenas consagra todo esse empenho, uma trajetória de muita aprendizagem”, diz Mateus Francisco, mentor da GDroid.

 

Vicente Carlos Martins, mentor da GnORANGE, também destaca a grande preparação da equipe e do apoio entre os alunos durante as atividades. “A GnORANGE teve todo apoio técnico da GTEeN em sua organização e em Tecnologia e Engenharia nessa segunda fase. Essa troca de experiências e saberes é fundamental para o crescimento individual e coletivo!, destaca.

 

“Com certeza esse título é um reflexo de todo trabalho e esforço de toda a equipe. Durante a temporada de 2022, com o retorno do torneio de forma presencial, foi incrível compartilhar todos os momentos com essa família robótica. Foram muitos treinos, encontros e reuniões até chegar ao prêmio nacional. Agradeço a todos que participaram dessa caminhada, especialmente os professores Mateus e Vicente”, disse Rafael Neves de Moraes Castro, da GDroid.

 

Para Pedro Minoru Zambrana Enomoto, da GnORANGE, destaca que aprendeu muito, ao longo de todo o processo, sobre responsabilidade e “não deixar as coisas para última hora”. “Sou grato por participar dessa equipe. No começo do ano, não falava muito com os demais membros, mas agora eles são como minha família”, completa.

 

EQUIPES

A GDroid é formada pelos alunos: Ana Luísa Duarte (M31), Anna Mel Dias Carneiro (M31), Gustavo Taets e Sales (M22), João Matheus de Oliveira Nunes Campos (M22), Matheus Henrique Moraes Chaves (Turma M31), Pedro Miguel Leão (M22), Rafael Neves de Moraes Castro (M31), Vinícius Souza dos Santos (M31) e Yago Vieira Ramos (M31).

 

A GnORANGE é formada por: Carlos Henrique Cavalcanti Schmidt (Turma F62), Daniel Ferreira Olímpio (F62), Henrique Ribas Vieira Ésper (F62), Isabella de Oliveira Nunes Campos (F61),  Pedro Minoru Zambrana Enomoto (F61), Valentina Barbosa Marcellini (F61), Priscilla Gabriely de Oliveira (F72) e Rafael Scianni Maragon Lima (F91).




+ Ver Mais
13 de março de 2024

Alunos do 6º aprendem Arte Rupestre...

... + Ver Mais
13 de março de 2024
Alunos do 6º aprendem Arte Rupestre em atividade prática em sala de aula
+ Ver Mais
08 de março de 2024

Alunos do 2º ano do Ensino Médio...

... + Ver Mais
08 de março de 2024
Alunos do 2º ano do Ensino Médio experimentam construção de termômetro em aula de Física
+ Ver Mais
05 de março de 2024

Equipe do Curso G9 vence Desafio...

... + Ver Mais
05 de março de 2024
Equipe do Curso G9 vence Desafio de Futsal Intercolegial
+ Ver Mais
29 de fevereiro de 2024

Alunos participam de sensibilização...

... + Ver Mais
29 de fevereiro de 2024
Alunos participam de sensibilização sobre a Feira do Conhecimento 2024
TOPO