Loader Image
Ação solidária em prol do Lar da Providência e Escola Novo Tempo
21 de dezembro de 2020

As ações foram realizadas pelos alunos do projeto G9 Social, com apoio do Bazar Solidário.

Ações solidárias marcaram o final do ano letivo no Curso G9. Ao todo, foram impactados em torno de 230 pessoas da Escola Especial Novo Tempo e do Lar da Providência de Itajubá. As ações foram realizadas pelos alunos do projeto G9 Social, com apoio do Bazar Solidário. Também participaram da arrecadação de presentes e cestas básicas professores e funcionários do colégio.

 

O G9 social é um projeto solidário que foi criado em 2020, junto com as demais oficinas do Curso G9, e tem como objetivo motivar os estudantes com a causa social e ajudar a comunidade itajubense, em especial, as instituições que atendem pessoas em vulnerabilidade social. O Bazar Solidário, em sua 6ª edição, que envolve alunos da 2ª série do Ensino Médio, atuou remotamente em 2020, mas cumpriu seu papel de arrecadar verbas para destiná-las às ações solidárias.

 

Neste ano, em função do necessário isolamento social, as atividades aconteceram de forma virtual. Para que tudo desse certo, os projetos contaram com importantes parcerias para arrecadar alimentos.

 

Experiência

“Apesar do ano difícil e de sermos um projeto pequeno, com certeza alcançamos nossos objetivos, além de que, com as reuniões semanais e um propósito em comum, criamos uma verdadeira família”, disse a aluna Lethícia Monteiro Re, da 2ª série do Ensino Médio (Turma M22). “Em tempos tão conturbados, me dedicar a uma causa tão boa ajudou a manter minha cabeça no lugar. O convívio com pessoas determinadas a melhorar o mundo e conhecer mais da realidade fora da nossa bolha de privilégios acrescentou muito na minha vida: foram experiências que me marcaram demais e que levarei comigo”, completou.

 

Para a aluna Beatriz de Souza Faria Floriano, também da Turma M22, “certamente, o Bazar Solidário 2020 foi muito diferente do que esperávamos que fosse. Com a pandemia, fomos desafiados a colocar o projeto em prática à distância”.

 

“Mesmo com todas as dificuldades, acredito que, com a orientação e apoio dos professores Erikson Lima e Patrícia Ribeiro, da coordenação e direção da escola, cumprimos o desafio. Realizamos o Bazar Solidário de forma virtual, buscando ajudar quem tanto precisa nesse momento delicado e difícil”, explicou. “Sem dúvida, esse projeto é um dos mais incríveis do Curso G9, e espero que continue ajudando cada vez mais pessoas e promovendo, constantemente, a solidariedade”, destacou.

 

Transformação

O professor Erikson Lima Luz, que ministra Filosofia e Sociologia no Ensino Médio, acredita que as ações solidárias desenvolvidas pelo Colégio G9, assim como o projeto G9 Social, são de suma importância para o desenvolvimento do senso crítico dos estudantes e importantes para que eles produzam uma avaliação mais minuciosa da realidade, que não seja fantasiosa e esconda o tamanho da desigualdade social no país.

 

“Como professor e cientista social, essas possibilidades de transformação fazem parte da realização de um sonho: aproximar integralmente as teorias estudadas das práticas transformadoras, buscando sempre um mundo melhor”, disse.




+ Ver Mais
13 de março de 2024

Alunos do 6º aprendem Arte Rupestre...

... + Ver Mais
13 de março de 2024
Alunos do 6º aprendem Arte Rupestre em atividade prática em sala de aula
+ Ver Mais
08 de março de 2024

Alunos do 2º ano do Ensino Médio...

... + Ver Mais
08 de março de 2024
Alunos do 2º ano do Ensino Médio experimentam construção de termômetro em aula de Física
+ Ver Mais
05 de março de 2024

Equipe do Curso G9 vence Desafio...

... + Ver Mais
05 de março de 2024
Equipe do Curso G9 vence Desafio de Futsal Intercolegial
+ Ver Mais
29 de fevereiro de 2024

Alunos participam de sensibilização...

... + Ver Mais
29 de fevereiro de 2024
Alunos participam de sensibilização sobre a Feira do Conhecimento 2024
TOPO