19 de janeiro de 2026
Curso G9 abre inscrições para...
Seis ouros e quatro pratas foram os resultados conquistados por dois alunos e dois professores do Curso G9 no XXIV Campeonato Mineiro de Wushu Kung-fu, realizado no Centro Poliesportivo da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em 18 de julho. Os quatro atletas também foram classificados para o campeonato brasileiro, que acontecerá em outubro. Disputaram o torneio dezenas de competidores, incluindo campeões brasileiros que acabaram de participar do Pan-americano 2015.
O professor de Tai Chi Chuan e Wushu do Curso G9, Sílvio Kato, garantiu a primeira colocação em duas modalidades. Já a professora de Tai Chi, Lúcia Kato, ganhou dois ouros e uma prata nas categorias disputadas. A aluna do 2º ano do Ensino Médio do Curso G9, Yasmine Kato, levou duas medalhas de ouro e duas de prata. E o aluno do 1º ano do Ensino Médio, Guilherme Rafael Schumann, ficou em 2º lugar.
O Curso G9, que apoiou a realização do evento por meio de parceria, também foi homenageado com a entrega de um troféu em reconhecimento ao trabalho desenvolvido com Tai Chi e Wushu e a todo incentivo ao esporte e ao campeonato. A coordenadora de Marketing do G9, Cecília Passos, e a coordenadora pedagógica do Ensino Médio e Pré-vestibular, professora Marcia Gil de Souza, representaram a escola na mesa de autoridades, composta pelo prefeito de Itajubá, Rodrigo Riera, pelo Vice-prefeito, Christian Gonçalves, entre outros.
Além de oferecer aulas de Tai Chi Chuan para alunos, professores e pessoas da comunidade interessadas em realizar a prática, o Curso G9 apoia a participação dos estudantes em campeonatos e provas extracurriculares com o objetivo de incentivar a formação integral do cidadão. A escola também é a única no Brasil a desenvolver o trabalho com Tai Chi Chuan e Wushu, na mesma tradição que são realizados na China.
O professor Silvio Kato agradeceu todo suporte e apoio que o Curso G9 oferece ao trabalho desenvolvido com Tai Chi e Wushu na escola e parabenizou os alunos pelo esforço, dedicação e excelentes desempenhos conquistados no torneio. “Todos tiveram um ótimo aproveitamento, principalmente o Guilherme, que começou a praticar o Wushu na escola este ano e intensificou os treinos há apenas um mês. A prática das artes marciais chinesas e a participação nos torneios proporcionam ao aluno o desenvolvimento do autoconhecimento, o aumento da autoestima e do controle emocional que são fundamentais para uma formação tanto na vida profissional quanto pessoal”, explicou.
Já o aluno Guilherme Schumann destacou os benefícios da atividade e incentivou todos a praticar Tai Chi. “Estou encarando os treinos com bastante responsabilidade, o que tem me ajudado muito. É uma prática que me deixa feliz e que quero continuar por toda minha vida. Com certeza, todos que participam das aulas percebem os benefícios e se envolvem com os treinos. Indico a atividade para todas as pessoas e alunos do G9, realmente acredito que vão gostar”, disse.
Curso G9 abre inscrições para...
Show de Talentos: protagonismo...
Educação Infantil: “Colorindo...
Jornada escolar: celebrando memórias...