19 de janeiro de 2026
Curso G9 abre inscrições para...
Palestra ministrada pela ortopedagoga belga, Katrien Van Heurck, encerrou as atividades do Mês do Bem-Querer, promovido pelo Serviço de Educação Inclusiva (SEI) do Curso G9. Com o tema “Currículo funcional: um olhar diferente”, teve como foco o aprendizado de pessoas com autismo ou com outra deficiência intelectual. A atividade contou com a presença de professores de todos os segmentos da escola, coordenadoras pedagógicas, diretores do colégio e convidados.
“O Curso G9 é uma das raras escolas que realmente faz uma inclusão dos alunos em sala de aula. Geralmente, as escolas fazem uma inclusão ‘proforma, no papel’; na realidade, não estão fazendo nada que ajude os estudantes com algum tipo de deficiência”, destacou Katrien Van Heurck.
Katrien Van Heurck é especialista em autismo e deficiência intelectual. Ela contou que a ortopedagogia é uma formação que ainda não existe no Brasil e visa estudar as deficiências, os transtornos e os problemas de crianças, jovens e adultos.
Katrien trabalha no Brasil desde 2011 e notou que as escolas no país trabalham “de forma fria”, com base no que o Ministério da Educação estabelece – mas, em seu entender, muitas vezes os conteúdos não estão adaptados à realidade dos alunos.
De acordo com a especialista, a ortopedagoga acredita que isso é um problema, pois, na maioria das vezes, os alunos com algum tipo de dificuldade não conseguem acompanhar o material que é passado em sala de aula. Dessa forma, Katrien desenvolve um trabalho com o objetivo de unir o conhecimento teórico à prática, conhecendo os alunos e buscando adaptar o conteúdo para que o conhecimento seja passado da melhor forma possível.
“O conteúdo precisa ter uma função para a vida do aluno, o currículo precisa ter uma utilidade para a vida imediata e de longo prazo. Aqui está o desafio do educador, pois cada aluno tem suas próprias necessidades”, completou.
Para a diretora pedagógica do Curso G9, professora Maria Aparecida Fernandes, a palestra foi enriquecedora para a equipe. “Também nos motiva a continuar o trabalho porque ratifica que estamos no caminho certo”, disse.
Curso G9 abre inscrições para...
Show de Talentos: protagonismo...
Educação Infantil: “Colorindo...
Jornada escolar: celebrando memórias...