19 de janeiro de 2026
Curso G9 abre inscrições para...
Alunos do 2º ano do Ensino Médio do Curso G9 abraçaram a causa social para o projeto interdisciplinar Bazar Solidário. A segunda edição do projeto, orientado pela professora de História, Patrícia Ribeiro, adotou o tema “Marte é a aqui”, em referência à proposta da Feira do Conhecimento 2016: “Viajar é preciso: Vamos a Marte?”. O Bazar aconteceu em 5 de setembro.
O evento reuniu pais, professores, funcionários e amigos em um espaço organizado pelos próprios alunos, com exposição de roupas e acessórios. Para compor o ambiente, foram montadas araras de exibição, manequins e até um provador de roupas. Todas as peças colocadas a venda foram obtidas por meio de uma campanha de doações dos alunos. Também houve equipes de triagem das roupas, de logística, de contabilidade e de divulgação.
Além da organização do evento, os alunos ainda fizeram um levantamento, por meio de entrevistas, com os coordenadores de creches e do contato com as escolas do bairro. O objetivo é iniciar um diálogo com a comunidade próxima do novo endereço da escola e de conhecer as demandas e necessidades do local. Os recursos arrecadados com o Bazar Solidário serão revertidos em produtos para as instituições contatadas. Também contribuirá com a organização dos eventos do Projeto Social do G9 a Semana da Criança e o Natal Solidário.
“Fiquei muito feliz com o envolvimento e dedicação dos alunos. Eles abraçaram a causa e mostraram que entenderam realmente a essência do projeto, de conhecer a realidade e a necessidade do outro e contribuir para melhorar essa realidade”, explicou a professora Patrícia Ribeiro. “A partir do momento que eles enxergam o outro, eles têm iniciativa e ação para colaborar com o contexto social ao seu redor. Nós não investimos dinheiro para promover esse evento, apenas a atitude de todos trabalhando em conjunto. Espero que esse projeto cresça cada vez mais”, completou.
Para a aluna Gabriele Toon de Araújo (Turma M22), o projeto é uma proposta muito importante para a formação dos alunos. “Todos os alunos se uniram para realizar esse evento. Cada equipe tinha funções que deveriam se somar para que o evento tivesse sucesso. Aprendemos muito sobre responsabilidade”, contou. Já a aluna Maria Cecília de Carvalho Mendonça (Turma M21) ressaltou o crescimento pessoal de todos: “Realmente, amadurecemos como cidadãos. Pudemos refletir sobre o consumismo e perceber que não precisamos acumular coisas que não usamos. Foi um trabalho muito gratificante”.
Curso G9 abre inscrições para...
Show de Talentos: protagonismo...
Educação Infantil: “Colorindo...
Jornada escolar: celebrando memórias...