FEIRA DO CONHECIMENTO

300 anos de Mineiridade: Os sonhos não envelhecem

EDUCAÇÃO INFANTIL

EI

TODAS AS TURMAS

Bola de meia, bola de gude: Infância mineira

Minas Gerais, ao longo de 300 anos, revela-se um celeiro de costumes, manifestações folclóricas, brincadeiras, comidas típicas, músicas. A mineiridade do café com pão de queijo, do linguajar e hospitalidade das pessoas, também, está presente nas canções de Milton Nascimento, o Bituca. Algumas de suas músicas remetem à infância e foram escolhidas como referência para o projeto "Bola de meia, bola de gude: Infância mineira". Venha mergulhar conosco no universo infantil de Minas Gerais.

Visitar

ENSINO FUNDAMENTAL I

F11 E F12

TURMAS F11 e F12

“Minas é um trem de cantos e encantos dentro da gente”

Uma viagem por Minas Gerais tem sempre o tempero da culinária local, a acolhida carinhosa e a beleza das paisagens naturais e históricas. Mas fica ainda melhor se for recheada com a música e a arte mineira que encantam por todos os cantos. Em se tratando de encantamento, temos muito a descobrir em Minas Gerais. Os alunos do primeiro ano embarcaram em um trem cheio de muita emoção e conhecimento e se encantaram com tantas riquezas.

F21 e F22

TURMAS F21 E F22

DO NORTE AO SUL: MÚSICA, ARTE, CULTURA EM MINAS GERAIS

Minas Gerais são muitas, principalmente, quando o assunto é arte e música. A sonoridade, a musicalidade, o ritmo e as diversas formas que o mineiro tem para se expressar compõem a grandeza desse estado. Dentre tantas expressões culturais, os alunos do 2º ano, turmas F21 e F22, “esbarraram” nas obras do compositor e cantor Rubinho do Vale, artista apaixonado que tão bem representa a nossa querida Minas Gerais.

Visitar

F31 E F32

TURMAS F31 e F32

Memória mineira: cultura material e imaterial

Fomos incentivados e convidados a pesquisar sobre Minas Gerais. Embarcamos na culinária, na arquitetura, nos saberes, nos ritmos e nas canções que fazem parte da cultura desse estado. Por meio de pesquisas, trabalhos em grupo, palestras e passeios percebemos a imensidão da riqueza do povo mineiro e do que é “ ser mineiro” Como resultado de nosso trabalho, apresentamos a grandiosidade de alguns patrimônios culturais de Minas.

Visitar

F41 e F42

TURMAS F41 E F42

CONHECENDO OS CAMINHOS ENTRE O CÉU E A TERRA DE MINAS GERAIS

O Projeto da Feira do Conhecimento 2021 das turmas F41 e F42 tem como objetivo mostrar as belezas de Minas Gerais através de pontos turísticos que destacam aspectos históricos, culturais e naturais da nossa Pátria Minas. “Se o mundo é grande demais, sou carro de boi, sou canção e paz, sou caminho entre a terra e o céu, sou Minas Gerais”. Nas páginas a seguir, encante-se com as maravilhas de Minas, pois quem as conhece não esquece jamais!

Visitar

F51 E F52

TURMAS F51 e F52

Barroco: da fé à ostentação

“Calix Bento” é uma adaptação das cantigas, das Folias de Reis realizada por Tavinho Moura e interpretada por Milton Nascimento. A partir dessa canção buscamos conhecer e entender as singulares características do barroco mineiro. Compreendemos o papel da religião na formação da identidade mineira, pois numa época em que não havia meios de comunicação, a igreja representava o espaço de socialização. O barroco mineiro expressou esse amálgama de cultura, fé e riqueza.

Visitar

ENSINO FUNDAMENTAL II

F61

TURMA F61 E F62

O mapa de Minas: suas serras, cachoeiras e paisagens

Pesquisamos sobre as montanhas, as cachoeiras e os rios de Minas Gerais, relacionando-os com as cidades onde nascem e onde deságuam. Através deles conhecemos um pouco de cada região. Apresentamos a história do surgimento de Minas Gerais, as bases políticas, econômicas e sociais de sua formação, a relação da mineração com a ocupação do território mineiro, as consequências passadas e presentes dessa atividade. Investigamos a influência das paisagens montanhosas nas expressões artísticas mineiras.

Visitar

F62

TURMA F71 E F72

De Dó a Si, pelos trilhos da música de Minas Gerais

Embarcamos numa viagem por Minas Gerais seduzidos pelo encantamento de um trem. A primeira estação foi em Belo Horizonte, onde conhecemos o Clube da Esquina. Em Mariana, segunda estação, fomos agraciados pela música Maria, Maria. A canção Chico Rei nos sensibilizou em Ouro Preto. Finalmente, o Sul de Minas. A primeira parada em Três Pontas, terra de Milton Nascimento. Em Cristina, paramos para um Café com Música. Enfim, Itajubá, aqui, apreciamos e prestigiamos os corais.

Visitar

F81 e F82

TURMA F81 E F82

A FERTILIDADE DO CAMPO OS SABERES DA TERRA NA VOZ DO TRABALHADOR

Trabalhamos pontos artísticos, culturais e históricos da identidade mineira. Percebemos que as condições do solo e do clima são favoráveis para cultivar nosso querido “cafezinho”. Contamos com as músicas tradicionais mineiras como Ponta de areia, Morro Velho e Cio da terra para enriquecer nosso trabalho. Conhecemos a história de Minas, sua trajetória desde o século XIX. Curiosidades, pesquisas e entrevistas, até com agrônomos especializados, não faltaram.

Visitar

F91

TURMA F91

Pela Viação Férrea Sapucaí com seus sons e sabores

Minas tem muitas histórias bonitas, compridas que não acabam mais! Histórias para ouvir sentados à beira de um fogão a lenha, tomando café com broa de milho. E os causos vão espichando. E a prosa vai ficando boa dimais da conta, sô! O que esperamos de uma longa viagem? O que nela nos entretém? Uma boa música, uma boa conversa, quitutes deliciosos. Viajamos pela história de Minas e trouxemos um pouco da Estrada de Ferro Sapucaí, da oralidade sul-mineira e da gastronomia desse povo acolhedor.

Visitar

F92

TURMA F92

Do Sertão da Farinha Podre para um triângulo de histórias

Refletimos sobre as nossas raízes e a nossa condição de cidadãos mineiros, afinal Minas completou 300 anos. Acompanhados de compositores que nos embalam os sonhos, buscamos a nossa trajetória através dos desbravadores do sertão, da busca do ouro e da escravidão de nossos indígenas. Partimos do Sertão da Farinha Podre para um triângulo de histórias e continuamos a busca pela liberdade pautada nos ideais da Inconfidência, afinal os sonhos não envelhecem!

Visitar

ENSINO MÉDIO

M12

TURMA M11

Religiosidade Mineira

A história de Minas Gerais é repleta de características marcantes da religiosidade do povo mineiro e se faz presente em nosso cotidiano, nos nomes de ruas ou em festas populares. Para entender isso, é necessário conhecer a formação histórica do nosso estado. As inúmeras capelas e igrejas são um símbolo da fé do povo mineiro e do catolicismo popular. As crenças católicas trazidas pelos portugueses se misturaram aos elementos afro-brasileiros e formam a identidade religiosa do mineiro.

Visitar

M12

TURMA M12

BAIMINAS - o trem pro mar.

Um aspecto de destaque na história de Minas é o trem. Vamos percorrer os trilhos das ferrovias da Estrada de Ferro Bahia-Minas, da cidade de Araçuaí, MG, à Ponta de Areia, caminho das histórias e da cultura do trem mineiro. Percorreremos essa ferrovia cantando Ponta de Areia, de Milton Nascimento e Fernando Brant, cuja letra lamenta a interrupção de tal ferrovia por um decreto da Ditadura Militar. Embarque conosco e vamos saber um pouco mais sobre a história de praças vazias, casas esquecidas e viúvas nos portais.

Visitar

M21

TURMA M21

“Nada será como antes: a mineiridade na política nacional”

Fizemos uma imersão no desenvolvimento do pensamento social e historiográfico mineiro, evidenciamos seus aspectos políticos, refletimos sobre os grandes nomes da política de Minas, as transformações ocorridas no estado e no cenário nacional devido à atuação desses personagens e sua influência na formação da sociedade brasileira. As músicas “Nada será como antes” e “Paisagem da Janela” embalaram nossos encontros e reflexões, além de nos aproximar dos aspectos mais lúdicos e poéticos da resistência mineira.

Visitar

M22

TURMA M22

ESSÊNCIA E CONTRASTES DA MINEIRIDADE

Unimo-nos para contemplar os aspectos mais profundos da mineiridade nas várias mesorregiões do estado de Minas Gerais. Através de uma análise material do tema, baseada em gráficos, fotos, músicas e entrevistas, podemos identificar e explicar fenômenos sociais e culturais que caracterizam a história do povo mineiro. Concluimos que a mineiridade se expressa em uma singular combinação do passado com o presente.

Visitar

ORQUESTRA EXPERIMENTAL

COMENTÁRIOS

Endereço

Av. Dr. Jerson Dias, 175, Estiva
Itajubá - MG
37500-279


Contatos

comunicacao@cursog9.com
+55 (35) 3623-1877