A Educação Infantil do Curso G9 quer convidar você a resgatar memórias tão especiais e refletir sobre a importância do brincar na infância e ao longo da vida. Porque brincar é, sem dúvida, uma fonte riquíssima de saúde e aprendizado!
Os hábitos alimentares são fundamentais para a manutenção da saúde e para termos uma vida longa e saudável. Os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental I pesquisaram, em seus ambientes e lugares de convivência, quais escolhas alimentares estão sendo feitas e se essas escolhas contribuem, ou não, para a manutenção da saúde. Conheça, através deste estudo, como fazer boas escolhas, como ter uma alimentação equilibrada e quais os benefícios dos alimentos para nossa saúde em geral.
É importante cuidar da saúde em todas as fases da nossa vida, para conseguirmos atingir uma vida longa e feliz. Os alunos do segundo ano realizaram estudos importantes sobre esses cuidados desde antes do nascimento até a velhice. Eles aprenderam sobre hábitos importantes, sobre alimentação ideal, sobre cuidados com o corpo e com a mente. Além disso, entenderam que visitas regulares ao médico e uma boa noite de sono são essenciais em todas as idades. Venha conhecer nossos estudos e orientações para se ter uma vida longa, feliz e saudável.
As turmas do 3º ano foram convidadas a pensar sobre o conceito de longevidade. A partir desta investigação descobriram que Itajubá é uma cidade com número importante de pessoas longevas. Assim começou o estudo sobre a nossa cidade e a importância dela para se ter uma vida longa, saudável e feliz. Será que nossa cidade oferece espaços e atividades que favoreçam a longevidade? Itajubá é uma cidade fácil de ser "morada"? Venha descobrir com a gente!
Como ter uma vida longa, saudável e feliz? Os alunos do 4º ano, realizaram através de estudos, entrevistas, consultas com especialistas, várias descobertas sobre como se proteger e proteger os outros para garantir um envelhecimento saudável. Esperamos que este trabalho ajude você a cuidar do seu corpo, a adotar hábitos mais saudáveis e assim melhorar a qualidade de sua vida.
A saúde mental e emocional desempenha importante papel para que se tenha uma vida longa, saudável e feliz. Ela influencia diretamente nossa qualidade de vida, nossas relações e nossa capacidade de lidar com os desafios do dia a dia.Pessoas com boa saúde mental tendem a apreciar os momentos bons e lidar bem com os desafios, ter relacionamentos mais fortes e satisfatórios tanto na vida pessoal quanto profissional.
Na constante agitação da vida moderna, muitas pessoas encontram-se imersas em uma rotina onde o trabalho domina a maior parte do tempo e da energia. Muitas vezes, deixam de lado o lazer e a felicidade, componentes essenciais para a saúde. Alcançar o equilíbrio não é apenas desejável, mas fundamental para garantir uma qualidade de vida melhor.Priorizar momentos de lazer e felicidade proporcionam inúmeros benefícios como a redução do estresse, a prevenção de doenças crônicas, a redução de doenças mentais, o aumento da qualidade de vida e da longevidade.O estudo identifica os fatores essenciais para a felicidade, os lugares com alto índice de felicidade e longevidade,os valores de um povo feliz, identifica as formas de lazer das famílias e dos alunos e apresenta o impacto do lazer e da felicidade no alcance de uma vida mais longeva.
A alimentação é a principal fonte de nutrientes e energia para o corpo. Alimentar-se bem é possível com planejamento e conhecimento, contribuindo para a saúde e o bem-estar. No Brasil há diversos tipos de alimentos e os hábitos alimentares são característicos de cada região. Enquanto, há países ao redor do mundo que mantêm dietas tradicionais, caracterizadas, principalmente pela abundância de vegetais frescos, peixes e alimentos não processados. Portanto, adotar hábitos alimentares saudáveis, moderar alimentos processados e manter-se hidratado são essenciais para uma vida longa e de qualidade.
A jornada começa com o seguinte tema: “Longevidade”. Um conceito de vida influenciada por fatores biológicos, ambientais e comportamentais de como viver uma vida longa e saudável. Como alcançar essa meta? Esse foi nosso trabalho. A longevidade não engloba só atividades físicas ou comidas saudáveis. Alcançar a longevidade não é apenas viver mais, e sim melhor, com saúde e qualidade de vida. Pequenas mudanças diárias podem ter um grande impacto ao longo do tempo. Estudamos e nos dedicamos para entender como funciona, e chegamos em um grande resultado: um estande com respostas e sugestões.
A busca por longevidade e qualidade de vida mobiliza as pessoas e faz com que elas queiram entender o que fazer para alcançar esses objetivos. Nessa perspectiva, o nono ano movimentou-se para investigar práticas artísticas e físicas que pudessem contribuir para a construção de um projeto de uma vida mais longa e com saúde. Assim surgiu o questionamento: o que a Ciência apresenta de conhecimento que pode promover hábitos que resultem em longevidade? As descobertas foram muitas, como ter uma vida ativa, praticar exercícios físicos regularmente e deixar-se envolver pelas artes realmente agregam benefícios para o corpo e para a mente.
A engenharia genética é o processo de manipulação e recombinação dos genes de um determinado organismo com o intuito de melhorá-lo. Como um dos pilares da biotecnologia, ela fornece instrumentais teóricos importantes para o estudo dos próprios genes e ferramentas revolucionárias para o tratamento de doenças, como a terapia gênica e o Projeto Genoma Humano, responsável por mapear todo o DNA humano. A conclusão desse estudo é a tentativa de entender como podemos promover a longevidade e a qualidade de vida, transformando o presente e moldando um futuro mais sustentável e inovador, nesse imenso potencial da biotecnologia em nossas vidas.
A atuação da Biologia Sintética concentra-se no desafio e na redefinição dos limites do que é possível na manipulação e alteração das sequências de DNA para criar novos genes e circuitos genéticos. Da criação de novas formas de vida com características personalizadas à engenharia de sistemas biológicos para as aplicações humanas, industriais e ambientais, a Biologia Sintética tenta desvendar os segredos por trás dessa revolucionária área de pesquisa. Concluímos que ela está mudando o futuro da ciência, da medicina e da indústria, num potencial infinito, promovendo a longevidade e a qualidade de vida, enquanto se torna uma ferramenta fundamental no avanço da ciência e da medicina.
O estudo foca nos avanços das áreas emergentes da biotecnologia, como a Convergência Homem-Máquina e a Internet dos Corpos (IoB), explorando os desafios e as oportunidades dessas tecnologias inovadoras, que prometem redefinir os limites entre o orgânico e o tecnológico. A convergência homem-máquina, derivada da biotecnologia, envolve a substituição de membros do corpo humano por dispositivos mecânicos. Para que essas próteses funcionem, é necessário conectá-las por meio de dispositivos, o que é conhecido como Internet dos Corpos (IoB). Concluímos que essas aplicações da biotecnologia estão alinhadas com o objetivo de promover a longevidade e melhorar a qualidade de vida.
A medicina regenerativa é um campo relativamente novo e promissor da medicina, focado no processo de regeneração de células, tecidos ou órgãos, além da criação de órgãos artificiais a partir de células-tronco. Entre suas principais aplicações estão os transplantes de células-tronco, o uso de biomateriais, a terapia gênica e celular, e a engenharia de tecidos, entre outros avanços que transformam a medicina moderna. Concluímos que a característica revolucionária desta ferramenta está na promessa de tratar doenças crônicas, melhorar a qualidade de vida e aumentar a longevidade dos pacientes.